quarta-feira, 15 de julho de 2015

Calázio ou chalázeo

Oi gente!!

O Calázio, ou como também é conhecido chalázeo, é bem parecido com o terçol. Ambos surgem nos olhos ao redor das pálpebras. No entanto, o terçol após ser drenado desaparece espontaneamente. Já  calázio tem recidivas mesmo depois de apresentar alguma melhora. Basta a imunidade baixar um pouco, com um virose ou gripe e volta novamente.

Aqui em casa, nosso pequeno apresentou um calázio no olho esquerdo. Fizemos tudo que podemos. Usamos pomadas ou colírios antibióticos e diminuía, mas qualquer mudança na imunidade voltava. Ficamos em tratamento por uns 3 meses. Tudo isso para evitar a cirurgia, já que cirurgia em criança pequena (ele tem cinco anos) exige mais cuidado principalmente em relação à anestesia. Mas estava feio e meu pequeno se incomodava muito.
Olhem como estava:
Conforme os relatos dele, não dói, não arde... não incomoda.. Mas incomodava muito a mamãe aqui, toda vez que olhava para ele e via aquilo no olho.

Bom, depois de um tempo em tratamento.. e sem sucesso significativo, achamos prudente fazer a cirurgia.

E foi a melhor coisa. Foi super tranquilo. A cirurgia em si durou cerca de 5 min. Não foi preciso a temida anestesia geral, o sonífero inalado foi  suficiente para ele dormir profundamente por 20 min. Além disso, bastou a anestesia local e as mãos milagrosas e cuidadosas do médico que fizeram seu trabalho com a proeza e a rapidez necessária para não ser necessário o  procedimento da anestesia geral.
Foram retirados 4 calázios, 1 externo e 3 internos. Fomos liberados para casa logo depois da cirurgia, após passar o efeito do sedativo.

O olho ficou perfeito e ainda ficamos usando uma pomada antibiótico por um bom tempo após a cirurgia.

Se seu filho apresentar algo do tipo no olho, não pense logo que é terçol, porque pode ser calázio. Procure um oftalmo de sua confiança e faça o tratamento necessário.

Super beijo

Cândida.





Um comentário:

Deixe aqui seu comentário. Obrigada por fazer parte do nosso Blog!

Postagens populares